Páscoa na Inglaterra – weiiird!

A pascoa aqui foi diferente de qualquer outra que já vivi. Primeiro, o mais estranho: alem da sexta-feira santa, sábado de aleluia e domingo de pascoa, tem ainda a segunda-feira de pascoa. Ou seja, o feriado tem 4 dias! Depois falam que brasileiro eh preguiçoso. Pois eh, dando uma pesquisada, descobri que essa tal segunda-feira, que em alguns lugares eh chamada de Segunda-feira do Brilho, eh também feriado em pelo menos outros 113 paises do mundo – olha a gente ficando pra trás nessa historia!

Por conta desse feriado, muita gente veio aqui pra cidade e finalmente descobri que morar na praia nem sempre eh maravilhoso. Devido a todo esse turismo, o centro de Bournemouth tava lotado. Tinha um Beer Festival rolando durante todo o fim de semana e uma feirinha de comida tailandesa tomou conta dos jardins centrais. Sem contar o transito, ah o transito. Pobre de mim que pensava que so em São Paulo tinha engarrafamento. De Westbourne, onde moro, ate Southbourne, que fica a uns 8 km, gastamos mais de meia hora, tudo por causa do excesso de veiculos nas ruas.

Mas beleza, tranquilo. Ja que ninguém eh de ferro, na quinta-feira fui ao mercado comprar um ovo de pascoa. Pensei que ia chegar la e encontrar uma tonelada de ovos, com diversas opções de tamanho, cor e sabor, me enganei. Na maior rede de supermercados da Inglaterra, encontrei apenas uns 5 tipos de ovos, todos no mesmo tamanho. Ateh a embalagem eh diferente. Estranhamente, todos eles vem dentro de caixas, e os bombons não ficam dentro do ovo, mas numa caixinha a parte dentro da caixa do ovo. E o sabor nem se compara ao do chocolate brasileiro – nao so na pascoa, mas qualquer chocolate ingles tem um gosto muito estranho. Uma loucura. Apesar disso, uma coisa eh boa – os ovos não são caros como no Brasil, com cinco libras comprei um ovo que não sairia por menos de 40 reais em qualquer supermercado de São Paulo.O que percebi com isso foi que , apesar da obsessão por comida que o povo britânico tem (conteúdo para um próximo post), as crianças aqui não se descabelam por ovos de pascoa como no Brasil.

Quer um ovinho? Vai achar apenas uns 5 tipos

Por aqui também não existe a tradição de não comer carne vermelha nos dias de pascoa. Tudo mundo aproveita o feriadao pra tirar a barriga da miséria e, se tiver calor, por que não um churrasquinho? Eu, como bom brasileiro e seguidor das tradições, mantive meu costume e comi peixe durante todo o feriado (viu mãe?).

Mas, pra mim, o interessante nisso tudo são as diferenças entre os povos. Apesar de o Reino Unido e o Brasil serem nacoes cristas, o foco por aqui eh outro. Aqui pascoa não eh época de loucura, de comprar chocolate, ou de fazer aquele almoço caprichado pra família no domingo. O que rola por aqui eh a vontade de sair das grandes cidades e espairecer. A pascoa aqui eh o primeiro feriado do ano depois do fim do inverno e acho que tudo o que o inglês quer eh relaxar. Uma pena, pois ninguém aqui conhece o sabor de um bom e velho bacalhau.

Anúncios

3 Respostas para “Páscoa na Inglaterra – weiiird!

  1. da-lhe da-lhe bacalhau!

  2. vou falar com minha chefe de ter uma segunda-feira de pascoa ano que vem hahahaha

  3. chico bento brasileiro

    num ia conseguir ficar sem minha muqueca de pascoa naooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s